A cirurgia com excimer laser altera a geometria da córnea. Como resultado dessa operação, o sistema óptico humano torna-se mais perfeito e o paciente não precisa mais utilizar produtos de correção óptica (óculos ou lentes de contato).
É importante notar que durante o tratamento cirúrgico da ametropia, o poder de refração da retina muda, fazendo com que os raios da imagem sejam focados claramente na zona macular. Ao mesmo tempo, a visão torna-se significativamente melhor.
Por que a visão diminui?
A refração refere-se à potência óptica de todo o olho. A refração é geralmente expressa em dioptrias. Quando esta função está prejudicada, a acuidade visual diminui, o que leva à diminuição da qualidade de vida.
Astigmatismo, miopia e hipermetropia em todos os casos são acompanhados por uma diminuição da acuidade visual. Qualquer erro de refração leva ao fato de o ponto focal dos raios não estar localizado no plano da retina, mas na frente ou atrás dela. Portanto, tais pacientes necessitam de correção da função visual por meio de dispositivos ópticos externos (óculos ou lentes de contato). Essa necessidade pode causar alguns transtornos e às vezes é insegura.
Entre as doenças acompanhadas de erro refrativo, a miopia é a mais comum. Segundo as estatísticas, um terço de todos os habitantes da Terra sofre de miopia. Esta doença pode ser diagnosticada em qualquer idade, mas na maioria das vezes os pacientes com miopia são diagnosticados entre 8 e 16 anos de idade. No futuro, a doença poderá estabilizar ou continuar a progredir. De qualquer forma, a miopia afeta a qualidade de vida, causando desconforto ao paciente e, por isso, requer muita atenção dos especialistas.
Ressalta-se que qualquer deficiência visual requer correção obrigatória. Muitas pessoas acreditam que ao usar óculos para corrigir a visão a acuidade visual diminui, mas isso não é verdade. Pelo contrário, se você não utilizar nenhum método de correção, seus olhos poderão parar de funcionar, o que certamente levará à ambliopia com o tempo. Neste caso, mesmo com correção visual perfeita, não será 100%
Por que você precisa de correção da visão a laser?
Devido ao fato de muitas pessoas sofrerem de erros de refração (hipermetropia, astigmatismo, miopia), os especialistas estão constantemente desenvolvendo novos métodos de tratamento eficazes. Um dos novos métodos altamente eficazes para a ametropia é a restauração da função visual a laser.
Apesar de os óculos e as lentes de contato serem difundidos, fáceis de usar e acessíveis, todos os dias vários milhares de pessoas recorrem a especialistas com um pedido para realizar a correção da visão a laser.
É muito simples explicar por que isso acontece. Em primeiro lugar, mesmo os óculos mais modernos trazem algum desconforto ao seu dono. Durante o uso prolongado, ocorre pressão na ponte do nariz e nas orelhas, que às vezes é acompanhada de dor. Também é muito inconveniente usar óculos no inverno, pois com uma mudança brusca de temperatura em um ambiente quente, os óculos embaçam imediatamente. Além disso, ao praticar esportes ativos, os óculos não só causam desconforto, mas podem ser perigosos.
Os óculos, assim como as lentes de contato, podem ser esquecidos ou perdidos, por isso pessoas prudentes sempre têm um par extra para substituí-los.
Se você escolher as lentes de contato certas, elas sem dúvida causarão menos desconforto. Por exemplo, as lentes não embaçam, não pressionam a ponte do nariz e são confortáveis para atividades ativas. Porém, ao usar qualquer lente, mesmo as mais modernas, a concentração de oxigênio nas células da córnea diminui. Como resultado, os vasos das camadas subjacentes começam a crescer na córnea e a síndrome do olho seco também pode se desenvolver com o tempo. Principalmente, alterações irreversíveis no olho ocorrem 5 a 10 anos após o início do uso de lentes de contato. Depois disso, muitas vezes os pacientes precisam mudar para óculos ou procurar outra alternativa.
A correção a laser do erro refrativo ajuda o paciente a abandonar para sempre as lentes de contato e os óculos, portanto, esse tratamento proporciona um alto padrão de vida.
É importante saber que nem todos os pacientes são adequados para o tratamento da ametropia com laser. Por exemplo, crianças menores de 18 anos não podem fazer correção a laser, pois o crescimento do globo ocular ainda não está completo. Para esta categoria de pacientes, óculos e lentes de contato são a única forma possível de melhorar a acuidade visual. Neste caso, é importante usar as lentes corretamente para não causar alterações irreversíveis na córnea. Um oftalmologista irá ajudá-lo a fazer isso se você o visitar regularmente e monitorar a dinâmica das alterações na visão.
Preparação pré-operatória para correção da visão a laser
Para realizar uma cirurgia de correção da visão a laser, primeiro você deve realizar um exame oftalmológico abrangente. Durante o diagnóstico, o médico avalia o estado do globo ocular como um todo e de todas as suas estruturas separadamente. Muitos parâmetros importantes também são medidos.
Os principais métodos de diagnóstico incluem:
- Visometria, ou seja, medição da acuidade visual;
- Pneumotonometria, necessária para determinar o valor da pressão intraocular;
- Paquimetria, durante a qual é medida a espessura da córnea;
- Autorefratometria, em que a refração do olho é determinada automaticamente;
- Ecobiometria necessária para medir o comprimento do olho;
- Perimetria, ou seja, determinação dos limites do campo de visão;
- O teste de Schrimer é necessário para avaliar a quantidade de líquido lacrimal produzido;
- Análise topográfica computacional da córnea, que é um método moderno para esclarecer a estrutura da córnea;
- Exame das estruturas do fundo após midríase máxima preliminar com gotas medicinais.
Após cuidadosa preparação e diagnóstico pré-operatório, o médico pode falar com alta certeza sobre quais resultados o paciente pode esperar após a correção a laser. Isso também permite evitar as complicações mais comuns no pós-operatório.
Como é realizada a correção da visão a laser?
Durante a operação, é realizado um efeito minimamente invasivo na substância da córnea, o que leva a uma alteração na curvatura de sua superfície.
Depois que o médico corrigiu o formato da córnea usando um excimer laser, os raios da imagem convergem para um ponto localizado estritamente no plano da retina. Todos os métodos utilizados na medicina moderna são muito seguros, precisos e proporcionam alta acuidade visual.
A operação de correção da visão a laser dura em média cerca de 10 a 15 minutos. Durante a operação é utilizada anestesia local, que é realizada com colírios especiais. Isso permite minimizar a dor, tanto durante o procedimento quanto após ele. Após o término da operação, o paciente é observado na clínica por cerca de uma hora e meia. Em seguida, o paciente é encaminhado para casa, tendo previamente dado todas as recomendações. É importante ressaltar que a cirurgia de correção da visão a laser praticamente não tem efeito no ritmo de vida do paciente, ou seja, as restrições no pós-operatório são mínimas.
Já na fase de exame médico completo, o médico dará todas as explicações sobre as características do pré-operatório e do período de recuperação. Para sistematizar essas informações, existem lembretes muito convenientes nos quais o paciente encontrará respostas para todas as suas dúvidas.
Benefícios da restauração da visão com excimer laser
A correção da visão com excimer laser é um procedimento muito comum e procurado em todos os países.
As vantagens do método incluem:
- Confiabilidade dos resultados;
- Indolor;
- Velocidade de execução (não mais que um quarto de hora);
- Segurança;
- Realização de manipulações em regime ambulatorial;
- Ampla gama de possibilidades;
- Curto período de recuperação;
- Resultado previsível e previsível com alta precisão;
- Sem cortes ou costuras;
- Simplicidade e acessibilidade;
- Não são necessários testes adicionais;
- Alta eficiência que dura por toda a vida.
Ressalta-se que, apesar das amplas possibilidades de correção da visão a laser, esta operação não garante a ausência de diversas patologias oculares no futuro.
Contra-indicações para restauração da visão a laser
Infelizmente, nem sempre é possível realizar a correção da função visual a laser. Todas as contra-indicações para esta operação podem ser divididas em dois grandes grupos: temporárias e permanentes. Entre as contra-indicações temporárias, as mais comuns são as patologias oculares (ou do corpo como um todo) reversíveis. Após a cura dessas doenças, é bem possível realizar a correção a laser. As contra-indicações temporárias incluem:
- Miopia progressiva, pois a refração não é estável;
- Alterações inflamatórias agudas, tanto no próprio olho como em outros sistemas do corpo;
- Gravidez;
- Período de lactação;
- Alterações no fundo, incluindo rupturas e alterações distróficas;
- Processos degenerativos nas células da córnea.
Se houver contra-indicações constantes, a correção da visão a laser torna-se impossível. Estes incluem:
- Córnea fina;
- Glaucoma;
- Subluxação do cristalino;
- Descolamento de retina;
- Catarata;
- Diabetes mellitus descompensada;
- Tratamento cirúrgico prévio para descolamento de retina.
Curiosamente, mesmo que haja contra-indicações absolutas para a correção da visão a laser, você pode escolher um método de tratamento alternativo eficaz que ajudará a restaurar a visão.
As principais diferenças entre a cirurgia a laser e outras técnicas
A correção a laser para erros de refração inclui vários tipos. Depois de ler o nome, a maioria dos pacientes não entende a essência da operação, pois são utilizadas principalmente abreviaturas ou termos estabelecidos. Uma característica distintiva das operações REIC e LASIK do SuperLASIK é o segundo estágio da operação, quando um laser de femtosegundo está envolvido no processo.
O termo SuperLASIK usado na prática não é totalmente correto, pois os pacientes podem pensar que a técnica LASIK convencional é de alguma forma inferior a ela e é inferior. Na literatura estrangeira, é utilizado um termo mais correto (LASIK personalizado). Na tradução, esta operação deveria ser chamada de LASIK personalizado. Isto não significa que a cirurgia LASIK tradicional tenha desvantagens. Acontece que em alguns casos especiais é preferível realizar o SuperLASIK, enquanto em outras situações você pode limitar-se a uma simples operação LASIK. Por isso, na escolha de um método de correção da visão a laser, deve-se utilizar uma abordagem individualizada, que leve em consideração os dados do exame pré-operatório.
Uma diferença importante entre o FemtoLASIK e a correção a laser tradicional é que a operação é totalmente sem contato. A primeira etapa, em que o retalho superficial da córnea é cortado com lâmina de microcerátomo, no FemtoLASIK é realizado com laser de femtosegundo. Esta técnica é bastante nova, pelo que ainda não foi acumulada experiência suficiente para determinar claramente a sua eficácia e segurança.
Vários médicos acreditam que o laser de femtosegundo é muito mais seguro que o microcerátomo, mas outros especialistas não concordam com essa afirmação e preferem a formação mecânica do retalho.
Outro novo método de correção da visão a laser é a operação Smail. Durante este procedimento, apenas um laser de femtossegundo é utilizado, e a etapa de formação de uma válvula de superfície a partir do tecido da córnea está ausente. Neste caso, uma seção refrativa é formada imediatamente nas camadas profundas da córnea. Este último é removido através de uma incisão mínima (2-4 mm) nas camadas superficiais da córnea por meio de um instrumento especial. Esta incisão também é feita com laser de femtosegundo.
É muito importante compreender que a visão e os olhos são uma das ferramentas mais importantes para a interação humana com o mundo exterior. Poucas pessoas discordam que uma pessoa precisa de olhos constantemente, ou seja, 365 dias por ano. Por isso é tão importante cuidar deles desde cedo.